13 de outubro de 2015

Música em Lisboa, 1536

Próximo concerto:













No âmbito da:













As Vozes Alfonsinas voltarão, agora em Lisboa, com Música do tempo de D. João III (1521-1557), com o seguinte alinhamento:





1ª Parte. Música religiosa

A. Do Ofício comemorativo da trasladação de S. Vicente para a Sé de Lisboa (fragmento da Casa da Moeda e Próprio de Lisboa de 1536)

            Da hora de Matinas:
1. Anónimo, antífona "Intrepidus in phasello". Salmo 2
2. Anónimo, antífona "Tandem corpus exumatur". Salmo 4
3. Anónimo, responsório "Ut cum sacrum passu gravi"
            Da hora de Laudes:
4. Anónimo, antífona "Extollamus creatori". Salmo 93 (92)
5. Anónimo, antífona "In nobis et ardor mentis". Salmo 100 (99)
6. Anónimo, hino "Celsi tonantis premium"

Interlúdio

7. Luís de Narváez: Fantasia*

B. Polifonia da capela real (na Arte para Tanger, Lisboa, 1540)

Música de origem litúrgica

8. Gonçalo de Baena, "Ave maris stella", a 3 [Arte, nº 31a]
9. Gonçalo de Baena, "Si dedero", a 3 [Arte, nº 38a]
10. António de Baena, Kyrie, a 4 [Arte, nº 51a]
11. António de Baena, Sanctus (com Osanna) da Missa "Sola la fare mi vida", a 4 [Arte, nºs 57a-58a]


2ª Parte. Música palaciana

Canções profanas e peças instrumentais


12. Luís Milán: Fantasia*
13. Anónimo, Senhora quem vos disser, a solo

14. Anónimo, romance de D. Inês, Io mestando em Coimbra, voz solo
15. Luís Milán: Fantasia (instrumental)
16. Anónimo/Miguel de Fuenllana, "Endechas de Canarias", voz solo*
17. Luís de Narváez: Variações sobre "Guardame las vacas" *

18. Anónimo, Porque me não vês Joana, a três vozes  
19. Anónimo, Parto triste saludoso , a três vozes
20. Anónimo, Cuidados meus tão cuidados, a três vozes

21. Anónimo, Minina dos olhos verdes, a três vozes
22. Anónimo, Si tantos monteros *
23. Anónimo, Na fonte está Lianor, a três vozes
24. Anónimo, Mourisca*

25. Luís Milán: "Al amor quiero vencer" (tutti)*


BOM CONCERTO! 
 

1 comentário:

Carlos Anglin de Castro disse...

Assisti no passado dia 24 a um concerto memorável das Vozes Alfonsinas.
Desde o ambiente da Igreja do Convento, que não conhecia, à qualidade do som produzido, tudo se conjugou para a excelência do espectáculo.
Um verdadeiro deleite para os sentidos, devo confessar!
Quero saudar o magnífico trabalho de recolha destas peças quinhentistas e o talento com que lhes souberam dar vida.
Foi realmente uma oportunidade invulgar, poder assistir à qualidade vocal e instrumental apresentada, num desempenho que certamente guardarei na memória com muito agrado.
Muito obrigado!

Carlos Anglin de Castro