19 de novembro de 2008

PROPOSTAS de PROGRAMA

As Vozes Alfonsinas apresentam-se em concertos com os elementos base do grupo sendo que, e para alguns programas específicos, recorre a músicos convidados que lhes possibilitam abarcar obras que necessitem de mais instrumentos, mais cantores ou ambos.

Propõem-se, normalmente, uma série de programas diferentes que têm a particularidade de versar uma determinada época, estilo musical ou, e por vezes, apenas o documento (cancioneiro) que guarda as peças interpretadas.

São estas as propostas mais estruturadas mas a possibilidade de ajustamento a programas mais ou menos específicos é sempre possível.

Polifonias Arcaicas

Este programa faz uma visita guiada a alguns dos mais interessantes exemplos da polifonia europeia dos primeiros tempos, dos ensaios de acompanhamento instrumental feitos no sul de França, no século XI, aos grandes monumentos do período gótico francês, passando pela peça mais antiga a duas vozes escrita em Portugal (Arouca), pelo Códice Calixtino de Compostela e pelo mosteiro de Las Huelgas em Burgos. Um percurso original segundo a investigação mais actualizada, servido por vozes flexíveis e potentes.

A Canção Hispano-Arábe e Medieval Ibérica

Alfonso X

Al-Shushtari

Ibn Zuhr

Al-A’ mà/Ibn Baqi?

Martin Soarez

Joan Airas

Roi Fernandes

Dom Dinis

Martin Codax

Apontamento Trovadoresco
Cantigas de Santa Maria
Dom Dinis
Martin Codax
Joan Airas de Santiago
Joan Lobeira
Roy Fernandes de Santiago

A Canção nas Cortes Medievais e do Renascimento

O percurso de quase trezentos anos proposto neste programa evidencia os traços de continuidade entre as práticas musicais das cortes europeias ao longo desse período, e também as transformações entretanto ocorridas. Do princípio ao fim, propõem-se canções de temática amorosa.

O Livro do Bom Amor – Música do Tempo de D. Inês

O cerne deste programa musical é constituído por narrativas literárias e canções das cortes europeias do tempo de D. Pedro e de D. Inês de Castro. Trata-se de música a uma, duas e três vozes.

Do Amor Divino ao Bom Amor de D. Inês

O "Livro do Bom Amor" de Juan Ruiz (c. 1330-43), que poderá estar suposto no programa iconográfico do túmulo de D. Inês, é um marco no desenvolvimento da literatura ibérica no século XIV; o autor interlaça na sua narração as noções de amor divino e de amor humano, recorrendo também à simbologia numérica para sublinhar essa inter-relação. Entremeado com este texto poético, poder-se-á escutar um programa musical constituído por peças da tradição trovadoresca galego-portuguesa e dos compositores contemporâneos de D. Pedro e D. Inês, designadamente Philippe de Vitry e Guillaume de Machaut em França, Jacopo da Bologna e o jovem Landini em Itália.

O Manuscrito “Porto 714” – Canções das Cortes Europeias no Século XV

O manuscrito 714 da Biblioteca Pública Municipal do Porto é uma das mais importantes fontes musicais do século XV, Nesta proposta de concerto, poderão interpretadas, pela primeira vez, todas as canções polifónicas copiadas na segunda secção do livro, incluindo algumas nunca antes interpretadas em época moderna. Em versão instrumental, ouviremos ainda outras peças polifónicas contemporâneas, oriundas de França, de Nápoles, ou mesmo da área germânica, entre as quais uma canção cujo título — "Portugaler" — indicia uma relação, que permanece por esclarecer, com personagens portugueses.

Os Europeus na Rota das Especiarias

Época medieval

Do al-Andaluz ibérico dos séculos XII/XIII (canções de autores ibero-árabes, Cantigas de Santa Maria com influência perso-árabe) ao norte de Itália nos finais do século XIV (peças instrumentais de influência oriental; peças vocais de Maestro Piero, Bartolino da Padova e Filipoctus de Caserta).

Época das descobertas

Música inspirada pelas Ilhas Canárias, música do colégio jesuíta de Goa, vilancicos "negros" ou "guineos".

Para contactos utilize o mail vozesalfonsinas@gmail.com

Sem comentários: