No âmbito da:
As Vozes Alfonsinas voltarão, agora em Lisboa, com Música do tempo de D. João III (1521-1557), com o seguinte alinhamento:
1ª Parte. Música religiosa
A.
Do Ofício comemorativo da trasladação de S. Vicente para a Sé de Lisboa
(fragmento da Casa da Moeda e Próprio de Lisboa de 1536)
Da
hora de Matinas:
1. Anónimo, antífona "Intrepidus in
phasello". Salmo 2
2. Anónimo, antífona "Tandem corpus
exumatur". Salmo 4
3. Anónimo, responsório "Ut cum sacrum
passu gravi"
Da
hora de Laudes:
4. Anónimo, antífona "Extollamus
creatori". Salmo 93 (92)
5. Anónimo, antífona "In nobis et ardor
mentis". Salmo 100 (99)
6. Anónimo, hino "Celsi tonantis
premium"
Interlúdio
7. Luís de Narváez: Fantasia*
B.
Polifonia da capela real (na Arte para
Tanger, Lisboa, 1540)
Música de origem litúrgica
8. Gonçalo de Baena, "Ave maris stella", a 3 [Arte, nº 31a]
9. Gonçalo de Baena, "Si dedero", a 3 [Arte, nº 38a]
10. António de Baena, Kyrie, a 4 [Arte,
nº 51a]
11. António de Baena, Sanctus (com Osanna) da Missa "Sola la fare mi
vida", a 4 [Arte, nºs 57a-58a]
2ª
Parte. Música palaciana
Canções
profanas e peças instrumentais
12. Luís Milán: Fantasia*
13. Anónimo, Senhora quem vos disser,
a solo
14. Anónimo, romance de D. Inês, Io
mestando em Coimbra, voz solo
15. Luís Milán: Fantasia (instrumental)
16. Anónimo/Miguel de Fuenllana, "Endechas de Canarias", voz
solo*
17. Luís de Narváez: Variações sobre "Guardame las vacas" *
18. Anónimo, Porque me não vês Joana,
a três vozes
19. Anónimo, Parto triste saludoso
, a três vozes
20. Anónimo, Cuidados meus tão
cuidados, a três vozes
21. Anónimo, Minina dos olhos verdes,
a três vozes
22. Anónimo, Si tantos monteros *
23. Anónimo, Na fonte está Lianor,
a três vozes
24. Anónimo, Mourisca*
25. Luís Milán: "Al amor quiero vencer" (tutti)*
BOM CONCERTO!
1 comentário:
Assisti no passado dia 24 a um concerto memorável das Vozes Alfonsinas.
Desde o ambiente da Igreja do Convento, que não conhecia, à qualidade do som produzido, tudo se conjugou para a excelência do espectáculo.
Um verdadeiro deleite para os sentidos, devo confessar!
Quero saudar o magnífico trabalho de recolha destas peças quinhentistas e o talento com que lhes souberam dar vida.
Foi realmente uma oportunidade invulgar, poder assistir à qualidade vocal e instrumental apresentada, num desempenho que certamente guardarei na memória com muito agrado.
Muito obrigado!
Carlos Anglin de Castro
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